quarta-feira, 1 de maio de 2013

Gioacchino Colombo


Gioacchino Colombo (1903-1987)

Gioacchino Colombo
 Foi um dos engenheiros mais prolíficos do mundo automóvel. Nascido nas redondezas de  Milão, ele começou sua carreira aos 14 anos como desenhista técnico numa escola de tecnologia mecânica. O facto de trabalhar em turbinas a vapor e motores a diesel ajudou a conseguir um emprego na Alfa Romeo em 1924.
Imediatamente a sua introdução na Alfa Romeo começou a trabalhar com Vittorio Jano no imortal P2 da Alfa.  Depois de quatro anos colaborando com Vittorino Jano, Colombo foi nomeado chefe do departamento técnico, onde expandiu os motores de corridas para os comuns automóveis de estrada.
A década de 1930 viu o seu nome associado aos famosos Alfa 2.3 e 2.9, e os radicais 256 Berlinettas. Ele e Enzo Ferrari tinham sido bons amigos, por isso, em 1937, Colombo foi calorosamente recebido quando se mudou para Modena para supervisionar o projeto de um dos carros de corrida mais famosos da Alfa, o Alfetta 158.
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Em 1945 Colombo foi convidado por Enzo Ferrari para colaborar na criação de um novo motor que iria equipar o primeiro Ferrari da história.

Motor V12 Colombo

Colombo projetou o primeiro motor Ferrari V-12, instalado no 125 mas em pouco tempo retornou à Alfa Romeo. Ele trabalhou em colaboração,não permanente, para a Ferrari durante os próximos seis anos.

Colombo participou em vários projectos com  Bugatti em França, em seguida, uma colaboração com Abarth sobre o seu bem sucedido, o motor TwinCam Fiat. Colombo abriu seu próprio estúdio de engenharia em 1971. No momento da sua morte, em 1987,  poderia reivindicar cerca de 110 diferentes modelos de motores.

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